Alimentação Saudável, passo 2: Moderação


Moderação e  equilíbrio são fundamentais para a sustentabilidade da prática de uma alimentação saudável.balança de cozinha antiga

Optar pela mudança de hábitos alimentares não se consegue de um dia para o outro, muito menos com pílulas milagrosas!  A única forma é a determinação! Há que definir objectivos reais e exequíveis.

Perder peso de forma saudável, depende dos seguintes factores:

– respeitar quantidades e variedade de alimentos, horários e recomendações dos profissionais da nutrição;

– mastigar correctamente e ensalivar bem os alimentos,isto é, iniciar a digestão  na boca. Assim, estará a respeitar o tempo do processo digestivo, os alimentos passarão menos tempo entre o estômago e o intestino, fazendo com que o organismo absorva apenas os nutrientes de que realmente precisa, na quantidade necessária. Não há excessos!

–  evitar os devaneios, os exageros são permitidos. “Pecar, só, ou seja, em momentos pontuais;

– beber água ou infusões, ao longo do dia;

Perder peso e manter o peso desejado só é possível se respeitarmos regras. “Dietas” restritivas, desequilibradas  resultam numa perda de peso rápida , mas sem efeitos duradouros e podem ter consequências negativas.

Perder peso de forma saudável, só depende de si!

E pode começar já, mudando rotinas.

Imagem: http://www.antigosecontemporaneos.com.br/

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