Alimentação saudável, passo 3


Alimentação saudável é um prazer e não se limita, unicamente, às escolhas, mas sim como comemos e quando o fazemos. Comer é diferente de engolir. Onde começa a digestão? A resposta é, no mesmo sítio onde temos os dentes, ou seja, na boca.

Vale a pena pensar no nosso comportamento alimentar…

A Alimentação é também a importância que damos aos alimentos e quem domina quem, acha que domina os alimentos ou são eles que o dominam a si? Hábitos alimentares saudáveis podem ser aprendidos. Podem ser uma escolha, a escolha! Podem tornar-se a sua realidade.

Os momentos de refeição são importantes, onde e com quem come e quanto tempo tem para o fazer?

Comer com outras pessoas tem benefícios, não só sociais, mas também emocionais, ou mesmo profissionais.  É uma oportunidade de convivência, mas para tal é necessário ter tempo.

Por vezes, durante a semana, quando trabalhamos, o tempo é limitado e o local mais próximo está cheio e com barulho, engolimos a correr qualquer coisa, desprovida de valor nutricional,  só para enganar a fome. Porque não optar  por levar uma refeição de casa? São inúmeras as vantagens: é mais económico, é mais saudável, tem mais tempo para desfrutar da sua pausa e pode aproveitar para dar uma caminhada, para ler, para fazer o que gosta…

Opte por não ver televisão ou estar no computador, pois pode acabar por comer em maior quantidade, uma vez que não está 100% atento ao ato de comer.

Coma devagar, mastigue bem, aprecie pausadamente os sabores e perceba as texturas dos alimentos. Tenha prazer no que come, no momento e em tudo o que envolve as suas refeições,

Resumindo, respeite o seu organismo:

  • Coma de 3 horas em 3 horas;
  • Coma devagar, respeite o tempo entre a sensação de fome e a informação de estarmos satisfeitos, isto é, saciados.
  • Mastigue devagar, deixe que a digestão comece na boca, a saliva e os dentes têm funções únicas no processo digestivo.
  • Comece o dia, com uma refeição completa, variada e equilibrada, isto é, o Primeiro-almoço. Esta refeição é fundamental para aumentar o seu metabolismo e prevenir aqueles “ataques” incontroláveis de fome.

  kr

Viva saúde!!!

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