A importância do magnésio na saúde


O magnésio é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo.

Funções:

  • Participa:
    • na formação de dentes e ossos;
    • na síntese de proteínas;
    • na produção e transporte de energia;
    • e em mais de 300 reacções químicas;
    • na transmissão de impulsos nervosos;
  • Intervém no relaxamento muscular;
  • Tranquilizante natural.
  • Essencial para a fixação de cálcio.

Em caso de carência, verificamos sintomas de:

  • espasmos musculares, agitação, anemia, anorexia, ansiedade, mãos e pés gelados, alteração da pressão sanguínea, insónia, irritabilidade, náuseas, fraqueza e tremores musculares, nervosismo, falta de memória, desorientação, alucinações, cálculos renais e taquicardia, tensão pré-menstrual, endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens, articulações e válvulas cardíacas.

É recomendado como suplemento na prevenção de: hipertensão, diabetes Mellitus e osteoporose.

O excesso pode provocar: rubor facial, hipotensão, fraqueza muscular, náuseas, insuficiência respiratória, boca seca e sede crónica.

Benefícios da suplementação:

  • Produção de energia;
  • Combater o Stress;
  • Aumentar a Concentração e cansaço intelectual;
  • Evita espasmos musculares;
  • Manter um coração saudável;

Em algumas situações é necessário repor os níveis de magnésio, nos casos de: doenças gastrointestinais, diarreias, mau funcionamento dos rins ou alcoolismo, idosos, por perda elevada na urina ou fezes. 

Doses diárias recomendadas:
Homens: 400 mg/dia 
Mulheres: 350 mg/dia 

Fontes alimentares:

Banana, nozes, uvas, abacate, farelo de milho e de trigo, aveia, sementes de sésamo, girassol, leguminosas, beterraba, batata, espinafre e couve, leite, peixe.

magnesio
Sugestão:

Por dia, coma 1 banana da Madeira ou 5 nozes.

Coma Saúde!

 

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