Alimentação saudável, passo 4: Dia com cor!!!


O nosso guia alimentar, a Nova roda dos Alimentos, recomenda que aproximadamente 75% das nossas escolhas alimentares sejam de origem vegetal, isto é, que tenham cor. Contudo, o que observamos é, exactamente o contrário, nomeadamente refeições monocromáticas, caracterizadas pelo excesso de proteína animal, carregadas de gordura saturada, ou açucares simples, isto é, de absorção rápida.

Seguindo as porções da Roda dos alimentos, devemos ingerir entre 3 a 5 porções, por dia, de produtos hortícolas, e igual número de porções de fruta, de preferência da época, e, não esquecer, que as leguminosas secas, participam como fonte de proteína.

 As cores no nosso prato são sinónimo de vitaminas, minerais, fibra e água, designados por nutrientes defensores, que nos protegem contra doenças, para além de serem alimentos com baixo valor calórico.

Por vezes, somos aconselhados a consumir suplementos alimentares para suprir carências nutricionais. Tal pode acontecer por um, ou por ambos dos seguintes factores: ou não comemos em quantidades adequadas ou estes alimentos não reúnem os nutrimentos que deveriam. E aqui as razões podem ter a ver com colheitas demasiadamente precoces destes alimentos que os impedem de amadurecer e de adquirir os tais nutrimentos, ou pelo excesso de produtos químicos utilizados na sua produção agrícola. É importante variar o mais possível, para conseguirmos ter um leque mais alargado e completo de nutrimentos. É também muito importante atender à sazonalidade e à origem, comer fruta e legumes da época, bem como do país onde vivemos traduz-se sempre em vantagens.

Tente comer um arco-íris de frutas e legumes todos os dias e em todas as refeições, quanta mais cor, melhor! Comece o dia com um primeiro-almoço saudável, que inclui 1 peça de fruta ou sumo natural, e distribuir ao longo do dia, nas merendas ou nas refeições mais cores variadas. Não deve comer fruta isolada, antes os depois das refeições, deve acompanhá-la sempre de pão, bolachas de água e sal ou maria, ou 1 iogurte. Os produtos hortícolas podem ser comidos na sopa, na salada, também podem comer-se cozidos, salteados ou em puré.

Os benefícios das frutas legumes para a saúde advêm de várias vitaminas, minerais fitoquímicos (compostos químicos  biologicamente activos, presentes nos produtos hortofrutícolas) que trabalham em sinergia. Eles não podem ser divididos na  soma das suas partes ou replicados na forma de comprimido.

Por isso a solução é comer cor!

Comam cor! Comam Saúde!!!

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