Ao escolher Hidratos de carbono complexos, optamos por alimentos que demoram mais tempo a ser digeridos, isto é, a serem transformados em glicose, e por esta razão, saciam mais e mantêm estáveis os níveis de insulina no sangue. Combinar, correctamente, os alimentos e respeitar as quantidades, permite fornecer, ao organismo, o valor energético adequado e facilita a perda de peso.
Existem dois tipos de Hidratos de Carbono:
- Os simples, de absorção rápida, com baixo teor em fibra, que incluem: o açúcar e produtos açucarados; cereais refinados:farinha branca, pão e massa; arroz e algumas frutas.
- Os complexos, de absorção lenta, com elevado teor em fibra, nomeadamente:grãos integrais, leguminosas secas, fruta e hortícolas.
Além de serem alimentos saborosos, caracterizam-se, nutricionalmente, por serem ricos em Vitaminas do Complexo B, fitoquímicos e antioxidantes, com benefícios para a prevenção de doenças coronárias, certos tipos de cancro e diabetes.
Escolha os Hidratos de carbono mais saudáveis, com baixo Índice Glicémico:
- Variedade de cereais integrais: trigo integral, arroz integral, milho, quinoa e cevada.
- Sementes de diferentes grãos.
- Fruta: maçãs, amoras, pêras, ameixas, morangos…Horticolas em salada, sopa, puré, salteados e cozidos
Alertamos para publicidade enganosa! Existem no mercado alguns produtos alimentares ricos em hidratos de carbono complexos, mas que são “nutricionalmente pobres”, pois contêm gordura saturada e açúcar simples, ou sal, exemplo: algumas bolachas; cereais de pequeno-almoço e barritas de cereais.
Os hidratos de carbono simples devem ser consumidos com moderação, respeitando a porção recomendada!
Bom apetite!
Imagem: http://aveia.net.br