Alimentação saudável passo 6: Comer gordura para emagrecer


Comer Gordura para a perder…

A gordura é vista como o inimigo principal para a saúde e para o peso, mas desenganem-se, devemos comer, em todas as refeições, gordura saudável. A gordura fornece energia, mantém a temperatura corporal confere sabor aos alimentos e ainda participa no transporte e na absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E, e K pelo intestino.

Benefícios para a saúde:

  • permite a diminuição do peso;
  • influência positivamente a saúde:
  • do coração;
  • do sistema nervoso;
  • da pele;
  • das unhas;
  • do cabelo;
  • da pele;
  • e estado de humor.

A gordura deve contribuir com 20 a 30% do valor calórico total diário. Na verdade fornece 9kcal/g, é, sem dúvida, o maior fornecedor calórico dos macronutrimentos. Apenas, devemos evitar as gorduras saturadas, trans e hidrogenadas, pois estas prejudicam a saúde e são causa de doença.

Quando comemos gordura, é libertado no organismo uma substância, a galadina, que aumenta o nosso desejo de comer mais gordura. Razão que justifica a sensação de que quanto mais alimentos gordurosos comermos, mais queremos comer. Assim, devemos optar para as que se traduzem em benefício para a saúde, e não as indesejadas que são utilizadas pela industria alimentar, criando “vício”.

A nossa opção é a escolha de gorduras saudáveis, nomeadamente, monoinsaturadas e polinsaturadas para usufruirmos dos benefícios acima descritos. Quais os alimentos a incluir ou a preferir:

Gorduras monoinsaturadas:

  • óleo de amendoim; azeite, abacate; frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas) e sementes (sésamo e abóbora)

Gordura polinssaturada, ricos em ácidos gordos ómega 3 e ómega 6:

  • peixe gordo (salmão, atum, arenque, cavala, sardinha); suplementos de óleo de peixe;
  • soja;
  • sementes de girassol, linhaça;
  • óleos sem aquecimento, isto é, consumidos em cru ou para temperar: girassol, soja, milho.

Quais os alimentos a reduzir ou eliminar:

  • Gorduras saturadas, trans e hidrogenadas: carne vermelha e laticínios de leite gordo, margarinas, bolachas, doces, biscoitos, óleos vegetais, salgadinhos, fritos, assados, pastéis, refeições pré-confeccionadas, enlatados, enchidos, conservas, snacks fritos, cereais.

Comer gordura para: emagrecer e para ter saúde! 

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